Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilGranizo de mais de 100g e ventos de 95...

Granizo de mais de 100g e ventos de 95 km/h causam estragos no Paraná

Temporais atingiram todas as regiões do Estado; Defesa Civil e Bombeiros prestam auxílio a famílias afetadas

Os temporais que atingiram o Paraná neste fim de semana deixaram um rastro de destruição, com alagamentos, destelhamentos e granizo de mais de 100 gramas em várias cidades. De acordo com o Simepar, os ventos chegaram a 95 km/h no Oeste do Estado durante a madrugada de domingo (2/11) e superaram os 50 km/h em pelo menos 15 municípios.

Granizo pesado e chuva acima da média

Em Jandaia do Sul, no Norte do Paraná, as pedras de gelo pesavam mais de 100 gramas, provocando danos em casas e plantações. Também houve registros de granizo em Mandaguari, Cianorte, Mandaguaçu, Entre Rios do Oeste, Planalto e Campo Mourão.

A chuva atingiu praticamente todas as regiões do Estado, com volumes intensos. Em Santa Helena, no Oeste, o acumulado chegou a 138 milímetros, quase o total esperado para todo o mês de novembro — que tem média de 150 mm.

Leia mais: Paraná reage a decreto de Lula e lidera mobilização nacional em defesa das APAEs

Defesa Civil em alerta e ajuda humanitária

A Defesa Civil monitora os impactos e já registrou enxurradas, vendavais e granizo em 16 municípios. As equipes, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, estão atuando no socorro às famílias, com distribuição de lonas e kits emergenciais.

O governo estadual também prepara ajuda humanitária para Jandaia do Sul, Pitangueiras e Barbosa Ferraz, com envio de telhas, cestas básicas, kits de dormitório e de higiene e limpeza.

O Simepar alerta que novas instabilidades podem atingir o Estado nos próximos dias, especialmente nas regiões Norte e Oeste.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão
Avião da Gol voando

Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

Desde 2017, mudanças significativas foram impostas aos passageiros, sob a justificativa de criar tarifas mais baratas, mas dados da Anac mostram alta de 25% até 2024
Homem caminha em rua alagada devido a chuva forte

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas