Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEconomiaEmbrapa: estudo mostra potencial de 300 mil empregos no...

Embrapa: estudo mostra potencial de 300 mil empregos no agro

A Embrapa e o Banco Mundial divulgaram um estudo indicando o crescimento de 20% dos empregos no agro; O relatório ajudará a elaboração do Plano Safra 2026.

O relatório da Embrapa, com o Banco Mundial, mostrou o potencial de crescimento de emprego na agropecuária sustentável em 20,6%. A reabilitação de 43 milhões de hectares de pastagens degradadas na Amazônia e no Cerrado, com o uso do sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), pode criar cerca de 300 mil empregos.

A pesquisa reúne evidências econômicas e recomendações para ampliar a adoção de sistemas produtivos sustentáveis, como o ILPF e os sistemas agroflorestais (SAFs). O estudo, realizado nos estados de Mato Grosso, Pará e Rondônia, é o primeiro no país a demonstrar o retorno financeiro desses modelos, além de seus benefícios ambientais e sociais.

Leia mais: Ipea propõe taxar super-ricos e grandes corporações para pagar dívidas climáticas

Criado no Brasil nos anos 1990, o ILPF busca intensificar a produção agrícola de forma sustentável, reduzindo a necessidade de desmatamento e ajudando na conservação da biodiversidade. Os sistemas agroflorestais, voltados principalmente à agricultura familiar, também se destacam pela geração contínua de emprego e renda.

Atualmente, o Brasil possui 17 milhões de hectares com sistemas ILPF, o que equivale a 8% da área total ocupada pela agropecuária, segundo dados da Rede ILPF. As informações do estudo servirão de base para políticas do Banco Mundial e poderão subsidiar ajustes em programas de crédito, como o Plano Safra e o Plano ABC, para alinhar o financiamento à lógica de resultados de longo prazo.

Por ONU Notícias

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Ministro Fernando Haddad fala ao microfone em palestra em evento em São Paulo

Haddad afirma esperar US$ 10 bi para fundo de proteção às florestas em evento pré-COP30

Ministro da Fazenda afirmou que a meta do TFFF deve ser alcançada até o final do próximo ano
A imagem, com uma iluminação natural e suave, apresenta o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Presidente da França, Emmanuel Macron, de pé, lado a lado, em um ambiente que parece ser uma floresta, possivelmente a Amazônia, como indicam os grandes troncos de árvores e a folhagem densa e escura no fundo.

Lula tem reunião bilateral com príncipe William, premiê Keir Starmer e Macron em Belém

Agenda desta quinta-feira (06/11) faz parte de eventos preparatórios para a COP30
Foto área da Floresta Amazônica

Noruega e França injetam bilhões em fundo florestal do Brasil na COP 30

Anúncios em Belém reforçam aliança internacional para premiar países que preservam florestas tropicais
Gilberto Gil toca seu violão durante show

COP30: Anitta, Chris Martin e Gilberto Gil vão participar de megashow em Belém

O Global Citizen Festival vai ser realizado no estádio Mangueirão e terá entrada gratuita