Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEconomiaFebraban "fecha o tempo" contra bets irregulares e anuncia...

Febraban “fecha o tempo” contra bets irregulares e anuncia medidas

Órgão elencou medidas de monitoramento e combate para bancos e instituições financeiras contra contas abertas de forma ilícita

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou, nesta segunda (27/10), que irá endurecer as medidas para combater contas irregulares de bets e contas “laranjas”. O anúncio faz parte da Autorregulação da Febraban.

Contas abertas por e para bets que não têm autorização da Secretaria de Prêmio e Apostas (SPA), vinculada ao Ministério da Fazenda, serão fechadas e terão suas movimentações bloqueadas.

Além das contas de bets irregulares, o órgão afirma que os bancos brasileiros fecharão dois tipos de contas ilícitas: as chamadas “contas frias”, abertas de forma ilegal e sem que o suposto titular da conta saiba, e as contas laranjas, abertas no nome de uma pessoa que serve de fachada para que outros utilizem a conta.

Conforme as novas regras, entre outras, os bancos estarão obrigados a adotar políticas rígidas e critérios próprios para monitorar e verificar as contas irregulares, recusar transações, reportar ao Banco Central e permitir o compartilhamento das informações entre instituições financeiras, bem como efetuar comunicados ao titular da conta.

Isaac Sidney, presidente da Febraban, afirmou em nota oficial que “não podem, de forma alguma, permitir a abertura e a manutenção de contas [laranjas, frias e de bets ilegais]”.

As medidas da Febraban também fazem parte de uma via capilar da Operação Carbono Oculto, chefiada pela Polícia Federal e buscando combater as atividades ilícitas do PCC, maior facção criminosa do país.

Notícias que importam para você

Trump afirma que vai reduzir tarifas sobre o café, mas não especifica de quais países

Maior produtor de café do mundo, o Brasil também é o maior fornecedor do produto para os EUA

Mudanças no vale-alimentação é “marco histórico” e ajuda combater inflação, diz Abras

De acordo com a entidade, o decreto torna o programa mais justo, eficiente e acessível

Dólar fecha abaixo de R$ 5,30 pela 1ª vez desde junho de 2024; Bolsa bate novo recorde

Em momento de euforia no mercado financeiro, mínima do dia chegou a R$ 5,26 por volta das 12h