Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEsporteDe quase aposentado a campeão mundial: brasileiro Henrique Marques...

De quase aposentado a campeão mundial: brasileiro Henrique Marques faz história no taekwondo

Primeiro campeão mundial do país na modalidade precisou superar arritmia cardíaca para chegar à medalha de ouro

Henrique Marques fez história no taekwondo brasileiro nesta segunda-feira (27/10). Aos 21 anos, se tornou o primeiro atleta do país a se sagrar campeão mundial na modalidade.

Na final da competição, disputada em Wuxi, na China, ele superou o local Xiang Qizhang por 2 a 0 na categoria até 80kg.

“Vínhamos treinando dia após dia, focando nesta medalha, participando de várias competições. Essa medalha é uma construção de todo o trabalho que estamos fazendo”, disse o novo campeão mundial em entrevista ao TMC 360.

Trata-se do segundo ouro do Brasil neste Mundial. O primeiro foi obtido por Maria Clara Pacheco, na categoria até 57kg, na sexta-feira (24/10). O feito da brasileira havia encerrado um jejum de duas décadas sem títulos para o Brasil neste nível no taekwondo – Natália Falavigna foi campeã no Mundial de 2005, em Madri.

Leia mais: Quando João Fonseca volta a jogar?

Henrique Marques, portanto, somou apenas o terceiro ouro do Brasil em eventos deste porte. E foi o primeiro atleta masculino do país a alcançar tal feito. O lutador fluminense, de 21 anos, vem em alta na carreira, após alcançar as quartas de final na Olimpíada de Paris-2024.

A chegada ao topo, porém, contou com um grande susto em seu caminho. Há dois anos, às vésperas dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, ele precisou se afastar dos treinos por causa de uma arritmia cardíaca.

Marques precisou ser submetido a uma cirurgia para corrigir o problema no coração.

“Meu coração batia errado 33 mil vezes ao dia. Depois da cirurgia, fizemos o teste novamente. E não teve nenhuma arritmia. Meu problema foi solucionado graças a toda equipe de médicos que trabalhou no meu caso. Agora tenho que fazer o acompanhamento de cinco em cinco meses para saber se está tudo certo. Mas as arritmias foram embora”, contou ao TMC 360.

Por Felipe Rosa Mendes

Notícias que importam para você

Paulistão 2026 estreia com novo formato estilo Champions e todos os clássicos garantidos

A Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou nesta terça-feira (11/11) um novo regulamento para o Paulistão 2026, que estreia...

Muricy critica falas sobre técnicos estrangeiros: “Eu não quero saber onde o cara nasceu”

Na entrevista concedida à TMC Esportes nesta segunda-feira (11/11), o coordenador de futebol do São Paulo, Muricy Ramalho, rebateu...

Endrick é dado como certo no Lyon até junho após acordo com Real

Clube merengue vai ceder o atacante, que busca tempo e ritmo de jogo para impressionar Ancelotti, por seis meses e sem opção de compra