Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoLíder da Coreia do Norte diz que laços militares com Rússia "avançarão sem parar"

Líder da Coreia do Norte diz que laços militares com Rússia “avançarão sem parar”

Kim fez os comentários durante um discurso na cerimônia de inauguração de um memorial para os soldados norte-coreanos que lutaram ao lado das tropas russas

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, disse que a irmandade militar entre seu país e a Rússia “avançará sem parar”, informou a mídia estatal KCNA na sexta-feira (24/10).

Kim fez os comentários durante um discurso na cerimônia de inauguração de um memorial para os soldados norte-coreanos que lutaram ao lado das tropas russas na região russa de Kursk durante a guerra de Moscou com a Ucrânia, disse a KCNA.

“Os anos de fraternidade militante, nos quais foi garantido o desenvolvimento de longo prazo da amizade bilateral ao custo de sangue precioso, avançarão sem parar”, disse Kim, segundo a KCNA. Os desafios da “dominação e tirania” não podem impedir os laços entre os dois países, acrescentou.

O evento foi a última homenagem pública às tropas norte-coreanas que lutaram na Rússia para repelir uma incursão das forças ucranianas.

Kim e o presidente russo, Vladimir Putin, assinaram um pacto de defesa mútua. A Coreia do Norte enviou soldados, munição de artilharia e mísseis para a Rússia para apoiar a invasão em grande escala da Ucrânia por Moscou.

Kiev e Seul estimam que a Coreia do Norte enviou mais de 10.000 soldados para a guerra em troca de assistência econômica e de tecnologia militar da Rússia. A agência de inteligência da Coreia do Sul estimou, em setembro, que cerca de 2.000 soldados norte-coreanos foram mortos nos combates.

Putin permaneceu desafiador nesta quinta-feira, depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atingiu as duas maiores empresas petrolíferas da Rússia com sanções para pressionar o líder do Kremlin a acabar com a guerra.

Trump visitará a Coreia do Sul, grande rival da Coreia do Norte, na próxima semana.

*Reuters

Notícias que importam para você

Porta-aviões dos EUA se desloca para região da América Latina e aumenta tensões com Venezuela

Grupo de ataque do Gerald Ford se uniu a outros veículos militares, informaram as autoridades norte-americanas

Rússia realizará testes nucleares se outras potências os retomarem, diz ministro

Fala de Sergei Lavrov vem após EUA declarar suspeitas sobre “atividades subterrâneas” de Moscou

Ataque de Homem-bomba mata 12 pessoas perto de tribunal na capital do Paquistão

Ação terrorista deixou diversos feridos, alguns em estado grave, informou autoridade local