Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoLula faz caveira de Bolsonaro a Trump e reforça...

Lula faz caveira de Bolsonaro a Trump e reforça interesse em acordo Brasil-EUA

Em entrevista coletiva, Lula descreveu a reação de surpresa de Trump ao ler documento entregue pela delegação brasileira sobre as sanções contra filha menor de ministro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o presidente americano, Donald Trump, sabe que Jair Bolsonaro (PL) faz parte do passado da política brasileira. A declaração foi dada à imprensa, na madrugada desta segunda-feira (27), pelo horário de Brasília, direto de Kuala Lumpur, onde se encontrou com o chefe da Casa Branca.

“Ele sabe que rei morto é rei posto. Bolsonaro faz parte do passado da política brasileira. Eu ainda disse para ele que, em três reuniões comigo, vai perceber que o Bolsonaro não era nada. Eu não converso em tom pessoa. Eu converso em tom político, nos interesses do meu país”, disse Lula.

Leia mais: Hugo Motta diz que diálogo volta a ocupar relação entre Brasil e EUA

O petista ainda descreveu a reação de surpresa de Trump ao ler documento entregue pela delegação brasileira sobre as sanções a entes do governo, a exemplo do ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT). Na ocasião, Lula citou a punição contra a filha do titular da pasta.

“Ele ficou até surpreso quando eu disse que, dentro das punições do nosso ministro, além de punir o ministro da Saúde, puniu a filha dele de oito anos. Então, acho que está restabelecida a relação entre Brasil e Estados Unidos. Quem imaginava que não ia ter perdeu. Vai ter e vai ser uma relação produtiva para os dois países”, pontuou o líder brasileiro.

Lula reforçou que, se depender dele e do próprio Trump, haverá acordo entre Brasil e Estados Unidos e ambos continuarão com boa relação. Os dois presidentes se encontraram, ontem, na capital da Malásia, onde discutiram as tarifas e sanções ao Judiciário brasileiro.

“Se depender do Trump e de mim, vai ter acordo. Nós estamos dispostos a fazermos com que o Brasil e Estados Unidos continuem com uma relação como tem há 201 anos”, concluiu Lula.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão...

China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

Se os Estados Unidos estiverem determinados a seguir o próprio caminho, a China tomará resolutamente as medidas correspondentes para...

Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump

Tensão na Venezuela: quem é o chefe das forças dos EUA na América Latina que se demitiu

The New York Times revelou que a preocupação de Alvim Halsey sobre o conflito na Venezuela teriam motivado a saída antecipada do cargo