Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoPresidente de Taiwan revela sistema de defesa aérea para...

Presidente de Taiwan revela sistema de defesa aérea para combater ameaça da China

Taiwan, governada democraticamente, tem enfrentado uma crescente pressão militar e política da China

Taiwan construirá um novo sistema de defesa aérea em várias camadas, chamado “T-Domo”, para se defender de ameaças inimigas e aumentar os gastos com defesa, disse o presidente Lai Ching-te na sexta-feira, conclamando a China a renunciar ao uso da força para tomar a ilha.

Taiwan, governada democraticamente, tem enfrentado uma crescente pressão militar e política da China, que considera a ilha como seu próprio território, apesar das fortes objeções do governo de Taipé.

Taiwan está aumentando os gastos com defesa e modernizando suas Forças Armadas, mas enfrenta uma China que tem um exército muito maior e está adicionando novas armas avançadas, como caças furtivos, porta-aviões e uma enorme variedade de mísseis.

Lai afirmou em discurso do Dia Nacional que Taiwan está determinada a gastar mais com defesa e que proporia um orçamento especial para gastos militares até o final do ano, mostrando a determinação do governo em proteger a ilha.

“O aumento nos gastos com defesa tem um propósito; é uma necessidade clara para combater as ameaças inimigas e uma força motriz para o desenvolvimento de nossas indústrias de defesa”, disse ele.

Em resposta ao discurso, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China Guo Jiakun disse que “buscar a independência pela força” só arrastaria Taiwan para o conflito.

“Ele vende a falácia separatista da independência de Taiwan”, afirmou Guo aos repórteres em Pequim. “Isso mais uma vez expõe sua natureza teimosa como causador de problemas, criador de perigo e criador de guerra.”

A China, que realizou jogos de guerra ao redor da ilha em resposta ao seu discurso no ano passado, diz que Lai é um “separatista” e rejeitou suas ofertas de conversações.

Reuters

Notícias que importam para você

E-mails indicam que Trump sabia de abusos cometidos por Jeffrey Epstein, dizem democratas

E-mails indicam que Trump sabia de abusos cometidos por Jeffrey Epstein, dizem democratas

As mensagens fazem parte de uma nova ofensiva de parlamentares que pressionam pela divulgação completa dos arquivos não classificados sobre o caso
Policiais em frente a casa onde a faxineira foi morta

EUA: faxineira é morta a tiros após entrar por engano em residência

De origem guatemalteca, a trabalhadora havia sido contratado para um serviço de limpeza, mas errou o endereço
Donald Trump, presidente dos EUA

Arquivos Epstein: Trump sabia sobre rede de tráfico sexual, sugerem mensagens

Parlamentares democratas do Comitê de Supervisão e Reforma Governamental dos Estados Unidos revelaram nesta quarta (12/11) novas mensagens que...