
A FIFA anunciou nesta terça-feira (14) que os campeões continentais entre 2021 e 2024 terão vaga no novo Mundial de Clubes, que será disputado a partir de 2025 e acontecerá a cada quatro anos. Desta forma, Palmeiras, campeão em 2021, e Flamengo, em 2022, já estão garantidos no novo torneio da entidade.
A Conmebol tem direito a seis vagas. Quatro serão preenchidas pelos campeões da Libertadores, enquanto as outras duas serão decididas através do Ranking da Conmebol, levando em conta apenas o período entre 2021 e 2024.
Pela UEFA, que tem 12 vagas, Chelsea e Real Madrid já estão garantidos por serem os campeões da Champions League em 2021 e em 2022, respectivamente. Os próximos dois campeões da Champions League também se classificarão, enquanto as outras oito vagas tambémserão decidias através do Ranking da entidade.
Veja como ficou a divisão das vagas para o torneio entre as entidades continentais:
- AFC (Ásia): 4
- CAF (África): 4
- Concacaf (América do Norte, Central e Caribe): 4
- Conmebol: 6 (América do Sul)
- OFC (Oceania): 1
- Uefa (Europa): 12
- País-sede do torneio: 1
Entre os dias 12 e 22 de dezembro deste ano, o Mundial será disputado no formato atual, na Arábia Saudita. A partir de 2024, um outro campeonato mundial será disputado anualmente, com um novo formato. O Campeão da Champions League enfrentará, na final, o vencedor de um playoffs, que será disputado entre os campeões das outras entidades.