< voltar Compartilhe

Paul McCartney usa inteligência artificial para gerar música final dos Beatles

13 de junho de 2023

Foto: Instagram @thebeatles / Apple Corps Ltd.

O lendário Paul McCartney se rendeu à inteligência artificial! Isso mesmo… por meio do recurso tecnológico, o artista criou uma “música final” dos Beatles, que deve ser lançada ainda neste ano.

Como contou ao programa Today da BBC Radio 4 (via Classic Rock), a faixa em questão já tinha sido composta anteriormente. Para acrescentar os vocais de John Lennon, falecido em 1980, o cineasta Peter Jackson extraiu a voz do saudoso músico de uma antiga demo, usando Inteligência Artificial.

“Ele conseguiu extrair a voz de John de uma fita. Tínhamos uma música com a voz de John e um piano e ele separou as duas coisas por meio da inteligência artificial. Você controla a máquina dizendo ‘essa é a voz e isso é um violão, tire o violão’. Então, quando fizemos a última música dos Beatles, fomos capazes de pegar a voz de John de uma demo e de extraí-la puramente pela IA. Isso te dá uma espécie de margem de manobra.”

Apesar de não ter confirmado qual é a composição, acredita-se que seja “Now and Then”. Idealizada por Lennon em 1978, a obra foi entregue posteriormente a McCartney através de Yoko Ono, junto das faixas “Free as a Bird” e “Real Love”.

Compartilhe