
Uma pesquisa feita pelo Universidade de Cambridge entrevistou cerca de 350 mil participantes em mais de 50 países, com o intuito de traçar um paralelo entre a personalidade e o gosto musical de uma pessoa. Essencialmente, o estudo está afirmando que alguém em outra parte do mundo, e que ouve exatamente a mesma música que você, provavelmente tem uma personalidade muito semelhante à sua.
A pesquisa publicada este ano no Journal of Personality and Social Psychology fez alguns apontamentos, um deles é de que aqueles com traços neuróticos nos EUA são tão propensos a gostar de ‘Smells Like Teen Spirit’ do Nirvana, quanto pessoas que vivem na Dinamarca ou África do Sul.
De acordo com o coordenador da pesquisa, David Greenburg, o resultado mostrou que “a música pode ter um papel mais importante do que pensávamos na divisão social do mundo”. O estudo sugere ainda que pessoas conscientes tendem a não gostar de Rage Against The Machine, e que pessoas sociáveis tendem a escutar “What’s Going On”, de Marvin Gaye, e “Shallow”, de Lady Gaga.